Espaço Maker

Modelo de laboratório de informática usado nas escolas brasileiras está ultrapassado; veja por que adotar um espaço maker faz sentido tanto pedagógica quanto financeiramente.

Link:

Tinkercard

O Tinkercad é uma ferramenta online de design de modelos 3D em CAD e também de simulação de circuitos elétricos analógicos e digitais, desenvolvida pela Autodesk. Por ser gratuito e fácil de usar, encontramos nele uma oportunidade de ensino de Programação Embarcada, visto que a primeira barreira encontrada pelos alunos é a de não possuir os componentes e o microcontrolador em mãos.

Link:

https://www.tinkercad.com/

Primeiros Passos com o Tinkercad (3D)

TinkerCad é um programa de modelagem 3D acessível para qualquer pessoa. Gratuito e que roda diretamente em seu navegador de internet, ou seja, nada de instalações chatas. Neste post o professor aprenderá como fazer seus primeiros modelos.

Link:

Scratch

Scratch é uma linguagem de programação criada no Media Lab do MIT, um dos maiores institutos de tecnologia do mundo. Ela é simples e muito mais acessível que outras linguagens, uma vez que não exige conhecimento prévio de quem quer começar a desenvolver programas e possui interface gráfica supersimples e intuitiva. O Scratch está disponível gratuitamente em um ambiente virtual de fácil acesso e é traduzido em mais de 40 idiomas (o português é um deles). Em uma comunidade online, é possível compartilhar projetos e conferir os trabalhos de outros usuários em todo o mundo, fazendo com que pessoas de várias idades e nacionalidades tenham acesso aos códigos e troquem experiências online.

Link:

https://scratch.mit.edu/about

Primeiros Passos com o Scratch

O Prof. Rodrigo Terra mostra o beabá sobre o Scratch, um projeto lançado pelo MIT em 2007 (atualizado para Scratch 2.0 em 2013 e 3.0 em 2019). É uma plataforma online de programação em blocos, voltada para quem não tem conhecimento prévio na área. Foi inicialmente desenvolvida para pessoas que querem aprender programação e tem com o objetivo trabalhar os conceitos de Lógica de programação e Matemática.

Link:

Visualed

Site onde é possível gerar QR Codes gratuitamente para uso em diferentes projetos.

Link:

https://www.visualead.com/

Mão na Massa

Saiba o que muda quando o aprendizado passa pelas mãos a partir de experiências e prepare-se para imaginar, conectar, apertar, errar e construir. Abra a caixa de ferramentas para colocar a mão na massa agora mesmo

Link:

FabLab Livre SP

O FAB LAB LIVRE SP é uma rede de laboratórios públicos – espaços de criatividade, aprendizado e inovação acessíveis a todos interessados em desenvolver e construir projetos. Através de processos colaborativos de criação, compartilhamento do conhecimento, e do uso de ferramentas de fabricação digital, o FAB LAB LIVRE SP traz à população de São Paulo a possibilidade de aprender, projetar e produzir diversos tipos de objetos, e em diferentes escalas. Ao todo são doze laboratórios que integram a Rede Publica de Laboratórios de Fabricação Digital, abrangendo todas as regiões do Município de São Paulo. A rede de laboratórios FAB LAB LIVRE SP objetiva fomentar o desenvolvimento de ideias criativas e inovadoras que beneficiam a comunidade e o surgimento de novas oportunidades profissionais.

Link:

http://fablablivresp.art.br/projetos/tematicos

Nave a Vela

Para ajudar a sua escola a dar o 1º passo em direção a Cultura Maker, preparamos o Ebook Cultura Maker na escola. Nele você encontra 5 atividades prontas para serem aplicadas em aulas ou em atividades extras. Comece a trabalhar esse assunto e engajar outros membros da escola com o tema!

Link:

https://naveavela.com.br/ebook-cultura-maker-na-escola/

Makey Makey

O Makey Makey é um kit simplificado para que objetos cotidianos virem touchpads, composto por placa de circuito, garras jacaré e um cabo USB. Essa placa conecta-se ao seu computador fazendo com que os mais inusitados objetos condutivos fechem circuitos, realizando as ações programadas.

Link:

https://makeymakey.com/

Primeiros Passos com o Makey Makey

Tutorial básico sobre o uso do Makey Makey. Desenvolvido por Jay Silver e Eric Rosenbaum, no MIT (Massachusetts Institute of Technology), em 2010. Makey = Maker + Key (Fazer + Tecla), ou seja, o Makey Makey é uma placa pré-programada que permite conectarmos qualquer objeto ao computador, ela atua como teclas do nosso teclado (do computador). Gente, sério, QUALQUER OBJETO pode virar um botão com o Makey Makey. É muito legal!

Link:

http://www.makerzine.com.br/educacao/primeiros-passos-com-o-makey-makey/

Simulador FabLab

Bem-vindo ao simulador para montar um laboratório maker. Aqui você vai encontrar a lista de equipamentos e seus custos, além de sugestões de atividades pedagógicas para atender uma turma de 30 alunos de ensino fundamental ou médio durante seis meses.

Link:

WeDo 2.0 – Atividades Maker

As aulas LEGO® MINDSTORMS® WeDo 2.0 Maker foram desenvolvidas para envolver e motivar alunos do Ensino Fundamental, despertando o seu interesse em aprender Design, Engenharia e Programação por meio de protótipos motorizados e programação simples. Cada unidade fornece um resumo inicial como ponto de partida. As instruções em aberto permitem respostas diferenciadas e uma variedade de soluções criativas ao esboçar, construir e testar protótipos dos projetos que criarem. O papel do professor nessas aulas é viabilizar aos alunos ferramentas e autonomia necessárias para se conectar e definir um problema, assim como solucionar e compartilhar o que fizeram.

Link:

https://le-www-live-s.legocdn.com/downloads/WeDo2/WeDo2_MAKER_1.0_pt-BR.pdf

Placas de Prototipagem

As placas de prototipagem são placas que facilitam o trabalho de quem está desenvolvendo uma ideia e necessita de recursos previamente pronto, ou seja, elas irão otimizar o tempo gasto com o projeto, uma vez que você não vai precisar programar tudo do zero. Muitos dos recursos estão disponíveis para download pela internet. Nessa postagem o Prof. Rodrigo Terra fala sobre as 5 placas mais utilizadas – e com mais recursos disponíveis!

Link:

http://www.makerzine.com.br/educacao/4-1-extra-placas-de-prototipagem-que-todo-o-maker-ama/

Maker (Ponte de macarrão) + App (Build a bridge)

Pretende-se com o presente post desenvolver um plano de aulas com a utilização de um aplicativo (app: “Build a Bridge!”) e uma abordagem STEM (Construção da ponte de palitos), porém utilizando-se como base o BNCC de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Física, Química e Biologia participam com tópicos relativos ao assunto, como por exemplo: estruturas, materiais, construções e suas influências ambientais). Outra excepcional proposta do Prof. Rodrigo Terra.

Link:

Micro:bit

O micro:bit é conhecido pelo seu potencial surpreendente para a programação. Apesar do tamanho extremamente pequeno, a plaquinha não desaponta e é uma ótima ferramenta para aprender a escrever códigos e dar vida a criações interessantes. Além de aproximar os estudantes do universo da programação, o micro:bit ainda contribui de maneira expressiva para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da concentração.

Link:

https://microbit.org/

Primeiros Passos com o Micro:bit

Com o Micro:bit você consegue programar desde o ligar e o desligar de LEDs (tanto os da placa, quanto outros externos), passar por todo o universo da robótica, passar por outras áreas muito interessantes de coleta de dados (por causa dos sensores da placa) e até fazer troca de mensagens entre outras placas Micro:bit. Ele é realmente muito completo e de fácil programação.

Link:

Pedalada Elétrica – Trilha de conhecimento STEM

A proposta deste projeto é o de utilizar a metodologia STEM (Science, Technology, Engineering, e Mathematics), conceitos da Cultura Maker e a Interdisciplinaridade entre as Ciências da Naturezas e suas tecnologias com outras áreas do conhecimento (BNCC). Esse trabalho se propõe a instigar, discutir e desenvolver uma solução para a reutilização de energia, especificamente falando sobre a utilização de uma bicicleta. Porém, caso seja possível, também seria interessante extrapolar a ideia e aplicá-la em outros contextos, como em nossas casas, por exemplo. Segundo algumas referências do BNCC, este projeto pode ser aplicado: ao 8º ano (Fundamental II), e/ou do 1º ao 3º ano (Ensino Médio) – dependendo do ano em que se trabalhará os conceitos abordados. Vale destacar que dependendo da idade / ano de aplicação do projeto pode-se aprofundar mais ou menos os assuntos abordados, bem como a qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos.

Link:

Arduíno

O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source que se baseia em hardware e software flexíveis e fáceis de usar. É destinado a artistas, designers, hobbistas e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos.

Link:

https://www.arduino.cc/

Primeiros passos com o Arduino

Tutorial bastante prático para os professores que pretendem conhecer e aplicar o recurso Arduíno em seus projetos mão na massa.

Link:

Piano com Makey Makey e Scratch

Construção de um piano utilizando Makey Makey e Scratch. É bem rápido e tranquilo, além do fato de você poder contar com a colaboração dos seus alunos. O projeto é fazer de um piano com 5 (ou 6 teclas) que iremos construir com papelão, uma placa Makey Makey e uma programação (simples) feita no Scratch.

Link:

Projeto gEDA

O projeto gEDA produziu e continua a trabalhar num total L PL conjunto d’ e kit de ferramentas de E lectronic D esign Um utomation ferramentas. Essas ferramentas são usadas para projeto de circuitos elétricos, captura esquemática , simulação, prototipagem e produção. Atualmente, o projeto gEDA oferece um conjunto maduro de aplicativos de software livre para design de eletrônicos, incluindo captura esquemática, gerenciamento de atributos, geração de lista de materiais (BOM), lista de rede em mais de 20 formatos de lista de rede, simulação analógica e digital e placa de circuito impresso (PCB) layout. O projeto gEDA foi iniciado devido à falta de ferramentas gratuitas de EDA para sistemas POSIX com o objetivo principal de avançar o estado do hardware livre ou do código aberto . O conjunto está sendo desenvolvido principalmente na plataforma GNU / Linux, com algum esforço de desenvolvimento para garantir que as ferramentas também sejam executadas em outras plataformas.

Link:

http://www.geda-project.org/

Portal de Mídias para Aulas de STEM

Plataforma de Meios didáticos para professores com mais de 3.500 materiais educativos abertos, com foco em STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Materiais que podem ser combinados, modificados, adaptados e redistribuídos. Em inglês e espanhol.

Link:

https://medienportal.siemens-stiftung.org/de/home

RExLab da UFSC

Laboratório de experimentação remota desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina, focado em “educação maker” e robótica, que trabalha só com código aberto e recursos educacionais abertos. Usado por outros 112 países e premiado internacionalmente.

Link:

Logisim

O Logisim é uma ferramenta educacional para projetar e simular circuitos lógicos digitais. Com sua interface de barra de ferramentas simples e simulação de circuitos à medida que você os constrói, é bastante simples para facilitar o aprendizado dos conceitos mais básicos relacionados aos circuitos lógicos. Com a capacidade de construir circuitos maiores a partir de subcircuitos menores, e desenhar feixes de fios com um único arrastar do mouse, Logisim pode ser usado (e é usado) para projetar e simular CPUs inteiros para fins educacionais.

Link:

http://www.cburch.com/logisim/

Rigs of Rods

Rigs of Rods é um simulador de veículos. O que torna Rigs of Rods diferente da maioria dos simuladores é a sua dinâmica de corpo flexível: veículos, máquinas, objetos, etc. são simulados em tempo real como objetos de dinâmica de corpo flexível, dando à simulação um comportamento extremamente preciso que depende inteiramente da física dos veículos ou objetos que você criar.

Link:

https://www.rigsofrods.org/

Robótica com Sucata

Ao trabalhar com sucata, a Profª. Débora Garofalo teve que vencer a resistência dos gestores da escola e dos pais dos alunos. Este projeto fantástico foi finalista do Global Teacher Prize

Link:

Open Rocket

O OpenRocket é um simulador de foguetes que permite que você crie e simule seus foguetes antes de construí-los e pilotá-los. As principais características do programa incluem:simulação de vôo com seis graus de liberdade; otimização automática do projeto; exibição de altitude, velocidade e aceleração em tempo real e suporte de armazenamento temporário e agrupamento.

Link:

http://openrocket.info/

KSimus

O KSimus é uma ferramenta para simulação, automatização e visualização de processos técnicos. Também é útil para a educação e experiências no âmbito da lógica e circuitos de controle automático.

Link:

https://sourceforge.net/projects/ksimus.berlios/

Eletric VLSI

O Electric VLSI é um software para automatização eletrônica de design (EDA) que pode ser usado para trabalhar com diferentes formas de design de circuitos, incluindo layout de IC personalizado; captura esquemática (digital e analógica) e também pode gerenciar linguagens de descrição de hardware tais como VHDL e Verilog.

Link:

https://www.staticfreesoft.com/

Ngspice

O projeto Ngspice (Programa de Simulação com Ênfase em Circuitos Integrados) visa melhorar o simulador de circuitos spice3f5. Esse software é uma poderosa ferramenta usada para testar, e antever comportamento de circuitos contendo circuitos integrados, resistores, transistores, capacitores, diodos e outros componentes elétricos e eletrônicos.

Link:

http://ngspice.sourceforge.net/tclspice.html

Squeak

Linguagem de programação que permite construir animações, jogos e objetos de aprendizagem integrando as variadas disciplinas do currículo.

Link:

https://squeak.org/

Deixe uma resposta