AR e VR: estratégias de Metodologias Ativas

Neste artigo, vamos aproximar o leitor das oportunidades e das vantagens de duas inovadoras tecnologias que estão se integrando ao contexto educacional: Realidade Virtual e Realidade Aumentada. O artigo aborda desde definições e características, com o objetivo de diferenciar cada tecnologia, até a apresentação de aplicativos no contexto da Educação Ambiental, com o objetivo de compartilhar com os professores novas estratégias que façam uso das metodologias ativas e novos recursos digitais. Abordaremos algumas experiências de uso dessas tecnologias aplicadas ao ensino/aprendizagem do Meio Ambiente e quais são as suas vantagens para a Educação.

Link:

https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/viewFile/70613/41072

Metaverse

O Metaverse é uma plataforma democratizada que permite a qualquer pessoa criar conteúdo interativo em realidade aumentada.

Link:

https://medium.com/metaverseapp/tagged/education

Anatomyar para Merge Cube

Segure o cérebro, o coração e os pulmões na palma das mãos e visualize-os com detalhes impressionantes usando um cubo! Observe a intrincada superfície do cérebro e obtenha uma perspectiva interna do sistema límbico. Explore o coração vivo em detalhes enquanto bate, testemunhando as câmaras trabalhando juntas em sincronia. E examine a estrutura dos pulmões, observando a complexidade de tirar o fôlego da árvore brônquica.

Link:

https://miniverse.io/experience?e=anatomyar-for-merge-cube

Google Arts & Culture

O aplicativo Google Arts & Culture permite realizar um passeio virtual pelos mais famosos museus, permitindo andar pelas salas de exposição e observar as obras de arte por diferentes pontos de vista. Aproveite para explorar o universo da cultura e da arte de uma forma interativa e divertida.

Link:

https://artsandculture.google.com/

Merge Edu

Merge EDUpermite que os alunos experimentem o aprendizado de maneiras nunca antes possíveis. Toque e mantenha as aulas de ciências, interaja com os conceitos de STEM e seja transportado para lugares virtuais.

Link:

https://mergeedu.com/?cr=4250#

Expeditions

Com a RV e a RA, os professores não ficam mais limitados ao espaço da sala de aula. A RV permite explorar o mundo virtualmente, e a RA dá vida aos conceitos abstratos, dessa forma, eles mostram para os alunos coleções de cenas em 360° e objetos em 3D, destacando os itens e lugares interessantes presentes nos tours. O app Expedições, o visor do Google Cardboard e o app Câmera Cardboard foram criados para proporcionar experiências imersivas ao maior número possível de escolas.

Link:

https://edu.google.com/intl/pt-BR_ALL/products/vr-ar/expeditions/?modal_active=none

DisruptED

O disruptED cria ferramentas de aprendizagem para crianças de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) para alunos do ensino fundamental e médio.

Link:

https://disruptedx.com/

Merge Miniverse

Página da plataforma Miniverse onde são disponibilizados diversos materiais de RV e RA que exploram conteúdos educacionais.

Link:

https://miniverse.io/category?t=educational

MEL Chemistry VR Lessons

Experimente um novo nível de entendimento da ciência em VR. Mais de 30 aulas e testes de VR que cobrem o currículo de química da escola.

Link:

https://melscience.com/vr/

MEL Kids

O kit infantil MEL começa com uma história em quadrinhos que leva você a um dilema que deve ser resolvido através da construção de uma estrutura. A caixa inclui itens a serem construídos e o aplicativo mostra o processo visual em realidade aumentada. Os alunos concluem a construção para resolver o problema, enquanto completam o objetivo de aprendizado. O próximo passo é explorar a construção vendo-a em realidade aumentada e ouvindo as informações explicadas no nível micro.

Link:

https://melscience.com/US-en/kids/

Como fazer seu Merge Cube

O Merge Cube é um cubo desenvolvido para trabalhar com Realidade Aumentada. Nesse post entende-se como esse recurso funciona e acessa-se ao pdf imprimível do cubo.

Link:

FlipgridAR

AR significa realidade aumentada ou a capacidade de “colocar” elementos virtuais no mundo físico. Com o FlipgridAR, você pode “colar” qualquer vídeo do Flipgrid onde quiser, imprimindo o código QR do vídeo e digitalizando o código QR com o aplicativo móvel Flipgrid.

Link:

http://blog.flipgrid.com/news/ar

360 Cities

O 360Cities é a fonte de imagens em 360 ° para provedores de serviços da EdTech, editores educacionais, agências de publicidade digital e desenvolvedores de experiências em VR / AR / MR. Curadoria e licenciamento de fotos e vídeos panorâmicos interativos de 360 ​​° de alta qualidade há mais de 10 anos e premiamos milhares de fotógrafos e videógrafos de vídeo apaixonados de VR de todo o mundo com royalties pelo seu trabalho.

Link:

https://www.360cities.net/

Deixe uma resposta