Storytelling, timelines e webquests

Storytelling na Prática

Contar histórias é uma prática pedagógica altamente eficaz que torna mais relevantes os resultados da técnica de storytelling na educação. Nesse post, vamos falar de storytelling na prática. Inegavelmente, um grande diferencial para a aprendizagem e uma poderosa ferramenta de ensino. A contação de histórias é uma estratégia eficiente para a transmissão de conteúdo e como alternativa às aulas expositivas. Por meio dessa metodologia, os professores também podem estabelecer dinâmicas interativas e estimular os alunos a encenações teatrais. Por exemplo, outra maneira de fixar o conteúdo é solicitar aos estudantes a criação de pequenas histórias (storytelling na prática) com base nos ensinamentos aprendidos. Uma boa forma de avaliar a compreensão e a capacidade de contextualização dos conhecimentos adquiridos.

Link:

Google Docs – continue nossa história

Para produção de texto em uma história colaborativa, cada participante pode dar prosseguimento ao parágrafo do outro. O grupo pode determinar personagens, lugares, gêneros e começar o desafio… O jogo se amplia de acordo com o gênero: roteiro para uma peça? Brincar com rimas em uma poesia? Transformando uma notícia como em um telefone sem fio e discutindo como um ponto aumenta o conto? Abuse da criatividade de seu grupo!

Link:

http://docs.new

Pixton

Já pensou poder criar quadrinhos de forma fácil e rápida? O Pixton permite que você faça isso com ferramentas simples e intuitivas.

Link:

https://www.pixton.com/br/

Utellstory

É uma plataforma online que permite contar e compartilhar histórias com fotos, vídeos, áudio e animações.

Link:

https://www.utellstory.com/

Canva

Permite criar imagens para blogs, posts e capas nos social media e apresentações através de templates pré-feitos – gratuitamente. E pode ainda fazer upload das suas próprias imagens;

Link:

https://www.canva.com/

PicMonkey

Ferramenta grátis e online de edição de imagens;

Link:

https://www.picmonkey.com/

Timetoast

Ferramenta online gratuita para criação de cronologias onde pode adicionar imagens e texto à sua história.

Link:

https://www.timetoast.com/

StoryboardThat

Opção para criar storyboards para pequenos projetos como quadrinhos, projetos e planejamento, cartazes, planejamento de vídeo e muito mais!

Link:

https://www.storyboardthat.com/pt

Thinglink

Crie facilmente materiais visuais de aprendizagem e passeios virtuais, capacite alunos a trabalhar em projetos e tarefas com o uso de texto, voz, fotos e vídeo.

Link:

http://www.thinglink.com/

Animatic

Animatic é uma maneira muito fácil e divertida de criar animações tipo flip-book. Crie animações usado o editor de frames e exporte-as como gif animado ou vídeo.

Link:

https://www.animatic.com.br/novo/

Creaza

Através do uso de atividades divertidas de aprendizagem, a Creaza é uma ferramenta fantástica para os professores envolverem seus alunos com material de estudo. É extremamente fácil de usar e requer apenas um tablet ou um computador.Os professores podem criar uma ampla variedade de recursos, desde a criação de histórias em quadrinhos até vídeos on-line e até podcasts! Este é um recurso gratuito e fácil de usar!

Link:

https://web.creaza.com/en/

Preceden

Preceden é um criador de linha do tempo fácil de usar que ajuda a criar cronogramas profissionais para projetos de trabalho, projetos escolares e tudo mais.

Link:

https://www.preceden.com/

Ourtimelines

Este site gera páginas da Web personalizadas verdadeiramente fascinantes para você. Eles mostram como a sua vida (ou a de qualquer outra pessoa que você escolher – por exemplo, seus descendentes e ancestrais) se encaixa na história como a conhecemos.

Link:

http://www.ourtimelines.com/

Time.graphics

Ferramenta onde é possível acessar linhas do tempo de diversos assuntos e também elaborar uma nova.

Link:

https://time.graphics/pt/timelines

Free-timeline

Free-timeline.com permite criar, salvar online e compartilhar linhas do tempo. É fácil de usar em computadores, dispositivos móveis ou tablets e até permite importar (de arquivos Excel ou Google Sheets CSV) e incorporar em seus próprios blogs ou sites. O melhor de tudo é absolutamente grátis! Desde 2006, mais de 600 mil pessoas usam o Free-timeline.com, de professores e alunos para aprender história, a pais e avós por árvores genealógicas, biografias e genealogia, a profissionais de planejamento pessoal, planejamento de carreira e até gerenciamento de projetos.

Link:

http://free-timeline.com/

MyHistro

Assista e leia milhares de linhas do tempo fascinantes ou crie as suas. Completo com texto, vídeo e imagens para criar um mashup dinâmico da linha do tempo. Usando o myHistro, você pode combinar mapas e linhas do tempo perfeitamente em uma ótima apresentação, converter qualquer linha do tempo pública em um arquivo pdf pessoal ou exportá-la para o formato do Google Earth para armazenamento offline. Todas as linhas do tempo concluídas podem ser incorporadas ao seu blog e sites para obter a máxima exposição.

Link:

http://www.myhistro.com/

WebQuest: os Maoris

São tarefas bem simples em que, após apresentado o conteúdo, os estudantes devem recontá-lo para que seja possível perceber se o conteúdo foi compreendido. Utilizar uma apresentação, como um Power-point ou Prezi é uma forma de recontar esse conteúdo. Porém, para ser considerada uma WebQuest, o conteúdo não deve ser meramente reproduzido. Copiar e colar não faz parte desta proposta e o aluno deve ter um objetivo claro que demonstre a necessidade de recontar esse conteúdo. Habilidades de resumir, reorganizar, elaborar devem ser contempladas. A tarefa pode ser uma das etapas para a resolução de uma tarefa mais abrangente.

Link:

http://web.archive.org/web/20070527124813/http:/asterix.ednet.lsu.edu/~edtech/webquest/maori.html

Mistério Barroco

Um exemplo prático de metodologia ativa que mescla storytelling e webquest (pesquisa na internet).

Link:

https://sites.google.com/site/omisteriobarroco/home

WebQuest: a morte do rei Tutancamon

Principalmente no Ensino Fundamental, tarefas que envolvem mistério ou enigmas são bem aceitas pelos estudantes. Neste tipo de tarefa, não é suficiente elaborar um quebra-cabeça que pode ser respondido recolhendo informações em uma única página da Web. É necessário que as informações, provenientes de diferentes fontes, possam ser articuladas, comparadas, sintetizadas e, assim, utilizadas para resolver o enigma proposto.

Link:

http://web.archive.org/web/20070612041623/http:/www.pekin.net/pekin108/wash/webquest/

WebQuest: um olhar para o meu futuro

Este WebQuest permitirá que os alunos do ensino médio explorem várias trajetórias de carreira e comecem a estabelecer metas de longo prazo. Os alunos deverão analisar seus interesses e valores pessoais e identificar possíveis campos de carreira que possam gostar. Os alunos também usarão o programa “Reality Check” para identificar carreiras que possam apoiar o estilo de vida que desejam ter no futuro.

Link:

http://questgarden.com/104/89/9/100611130729/index.htm

WebQuest Fácil

Site com inúmeras propostas de webquests elaboradas por professores em vários temas e níveis de ensino.

Link:

http://www.webquestfacil.com.br/index.php?pg=home&ctg=9

Sutori

Sutori permite que os alunos criem e compartilhem histórias visuais de forma colaborativa. Era anteriormente o HSTRY.co, focado em estudos sociais. Agora ele foi renomeado para incluir todas as áreas.

Link:

https://www.sutori.com/

Read Write Think

Essa ferramenta orienta você na criação de uma linha do tempo por data, hora ou evento, passo a passo com texto e imagens.

Link:

http://www.readwritethink.org/files/resources/interactives/timeline_2/

Deixe uma resposta