O uso de mapas conceituais no ambiente escolar

Esta cartilha, produto de uma dissertação, foi baseada nas etapas desenvolvidas em uma pesquisa de Mestrado apresentada na PUC-Minas e que envolveu a participação de duas turmas do nono ano do Ensino Fundamental II. Buscou-se, para tanto, ser o mais objetivo e didático possível, na sua construção e foi elaborada tendo, como intenção, dar suporte e direcionamento para o professor que deseje utilizar a técnica de construção de mapas conceituais com seus alunos, principalmente por meio do programa Cmap Tools, um software específico para criação de mapas conceituais e fluxogramas, gratuito e disponível em http://cmap.ihmc.us, ou, caso deseje, pode-se criar mapas conceituais em folhas de ofício.

Link:

http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20160317142256.pdf

Cmap Tools

O CmapTools é usado em todo o mundo em todos os domínios do conhecimento e por usuários de todas as idades para expressar graficamente sua compreensão. Em particular, o CmapTools é usado em escolas, universidades, organizações governamentais, corporações, pequenas empresas e outras organizações, individualmente e em grupos, para educação, treinamento, gerenciamento de conhecimento, brainstorming, organização de informações, entre outras aplicações. Os recursos de colaboração e publicação fornecem um meio poderoso para representar e compartilhar conhecimento.

Link:

Canva mapeamento conceitual

Simplificar as relações complexas entre um conceito e outras ideias pode ser difícil. Usando um mapa conceitual, você pode visualizar e conectar ideias e dar vida a conceitos abstratos. Assim, fica mais fácil para o público entender e compreender os pontos mais importantes. Embora explicar conceitos complicados possa ser difícil, criar um mapa conceitual não precisa ser, e nós temos as ferramentas para isso. Com a interface intuitiva e as ferramentas de arrastar-e-soltar do Canva, você pode criar mapas conceituais de alta qualidade, com um visual impressionante. Escolha entre vários layouts e templates predefinidos que você pode personalizar em poucos cliques. Você também pode compartilhar seu design nas redes sociais ou por e-mail, incorporá-lo a uma página web ou incluí-lo em uma apresentação ou relatório.

Link:

https://www.canva.com/pt_br/graficos/mapa-conceitual/

Deixe uma resposta