Mapas mentais para melhorar aprendizagem na escola

Os mapas mentais trazem o ponto de vista pessoal e a maneira como aquela pessoa enxerga o mundo. Criada pelo escritor inglês Tony Buzan, a técnica consiste em uma espécie de resumo do conteúdo, por meio das informações principais em palavras-chaves, desenhos ou pequenos ícones, que devem funcionar como uma âncora, que puxa o restante do conteúdo na memória. O mapa mental trabalha com comparações, síntese de informações e hierarquização.

Link:

https://novaescola.org.br/conteudo/17882/como-usar-mapas-mentais-para-melhorar-aprendizagem-na-escola

Mindmeister

O MindMeister é uma ferramenta online de mapeamento mental que permite que você capture, desenvolva e compartilhe suas ideias visualmente. É um editor de mapas mentais para brainstorming, anotações, planejamentos de projetos e diversas outras tarefas criativas. O MindMeister fica inteiramente na nuvem, o que significa que você não precisa baixar nenhum arquivo ou atualizar nada! Esteja trabalhando no Windows, Mac OS ou Linux, você sempre pode acessar seus mapas mentais diretamente no navegador.

Link:

https://www.mindmeister.com/pt/

Bubblus

O Bubbl.us facilita a organização visual de suas idéias de uma maneira que faça sentido para você e outras pessoas. O editor foi projetado para ajudá-lo a permanecer na tarefa e capturar seus pensamentos rapidamente. Use o Bubbl.us diariamente para fazer anotações, debater novas idéias, colaborar e apresentar de forma mais eficaz .

Link:

https://bubbl.us/

Freeplane

Freeplane é um software grátis de mapeamento mental e gerenciamento de conhecimento que oferece ferramentas sofisticadas de estruturação. Adicione idéias intuitivamente sem precisar conectá-las. Em seguida, organize-os usando nós, linhas, metadados e estilos. Você também pode configurar filtros para facilitar a exibição de conteúdo relevante.

Link:

https://freeplane.sourceforge.io/wiki/index.php/Home

Mind Map

Embora seja gratuito, de código aberto e esteja disponível offline, o MindMap oferece ferramentas robustas de edição de mapas mentais. Você pode alterar fontes, adicionar imagens e rich text, incorporar vídeos e adicionar URLs. Precisa esboçar uma ideia? Não tem problema, você também pode desenhar mapas mentais. O MindMap é uma extensão do Google Chrome, portanto, você só precisa abrir um navegador da web para iniciar o mapeamento mental. Ele também se conecta ao seu Google Drive, facilitando a gravação do seu trabalho. Como alternativa, você pode imprimir ou exportar seus mapas mentais ou compartilhá-los através das mídias sociais.

Link:

https://chrome.google.com/webstore/detail/mindmap/gdaeohpmcenmffofpikllphdhlkkocfa#detail/mindmap/gdaeohpmcenmffofpikllphdhlkkocfa

The Brain

O TheBrain se posiciona como “a melhor memória digital”. É não-linear e sua funcionalidade imita o movimento fluido de seus pensamentos. Quando você abre um tópico, o restante da rede também muda e mostra outros conceitos conectados a ele. O resultado é um registro abrangente, robusto e pesquisável de seus pensamentos. A versão gratuita do TheBrain está disponível para download; funciona em Windows, macOS, iOS e Android; e sincroniza com seus dispositivos. Ele permite uso ilimitado, e você pode usá-lo para organizar e armazenar arquivos também.

Link:

https://www.thebrain.com/

Coogle

Se você gosta de redes neurais, vai adorar o Coggle . A ferramenta ajuda a capturar as nuances de um conceito em redes visuais complexas. Navegue por uma galeria de diagramas públicos para ver o que outras pessoas fizeram em busca de inspiração e convide os membros a colaborar com você em seu diagrama. Adicione imagens, personalize as cores das ramificações, transplante facilmente ramificações para uma ramificação diferente e crie links entre ramificações não conectadas. A versão gratuita permite até três diagramas particulares e diagramas públicos ilimitados. Quando terminar, exporte seu mapa mental como PDF ou PNG ou compartilhe-o nas mídias sociais.

Link:

https://coggle.it/

WiseMapping

Um projeto de código aberto, o WiseMapping, pode ser usado online ou instalado no seu servidor. Permite colaborar em mapas mentais, personalizar fontes e cores, adicionar ícones e exportar mapas mentais quando terminar. Você também pode incorporar mapas mentais do WiseMapping em seu blog. Esta é uma boa opção para equipes. É gratuito para empresas, ao contrário de outras ferramentas que suportam principalmente o uso gratuito por indivíduos ou pequenos grupos. Também pode ser configurado no seu servidor para aumentar a segurança.

Link:

http://www.wisemapping.com/

FreeMind

O FreeMind é uma ferramenta fantástica, desenhada para criar mapas mentais que podem ser bastante úteis se estiver a pensar num grande projeto e necessita organizar e gerir as ideias que tem, tendo-as organizadas e prontas para serem lidas e colocadas a funcionar. Um mapeador mental, e ao mesmo tempo, um editor hierárquico fácil de operar, com um enorme ênfase na organização.

Link:

http://freemind.sourceforge.net/wiki/index.php/Main_Page

MindMup

Que tal promover a construção de mapas mentais de forma colaborativa diretamente no seu Drive? O MindMup é um aplicativo de criação de mapas mentais que pode ser conectado ao Google Drive. Ele permite a criação de mapas criativos, coloridos, interativos (com links, arquivos, imagens e até emojis e Stickers) e dinâmicos que podem ser salvos em diversos formatos.

Link:

https://drive.mindmup.com/

Popplet

Na sala de aula e em casa, os alunos usam o Popplet para aprender. Usado como um mapa mental, o Popplet ajuda os alunos a pensar e aprender visualmente. Os alunos podem capturar fatos, pensamentos e imagens e aprender a criar relacionamentos entre eles.

Link:

http://popplet.com/

Deixe uma resposta